Página do Aluno Arena

Dia a dia e conduta em sala de aula

A concentração no decorrer da aula é essencial para o bom desempenho do aluno, além de ser primordial para que haja, por parte do professor e da classe, uma perfeita sintonia de objetivos, ou seja, motivação para ensinar e disposição para aprender. Os princípios que regem nossos procedimentos obedecem à ética coletiva. Dessa forma, é papel do educador estabelecer os limites e, se necessário, intervir para manter um ambiente escolar propício ao bom desenvolvimento do trabalho acadêmico. Essas intervenções podem se dar sob a forma de diálogo e até de imposição das sanções disciplinares previstas no Regimento Escolar. O professor é a autoridade em sala de aula. Portanto, ele definirá quais parâmetros serão adotados para julgar as atitudes dos alunos durante o desenvolvimento das atividades escolares. Desse modo, as condutas consideradas inadequadas são passíveis de encaminhamento para a Orientação Educacional da escola, incluindo os casos de retirada de sala de aula.

Vale lembrar que, para todo aluno que chega atrasado à escola, que foi retirado de sala ou que recebe qualquer outra advertência, a Orientação Educacional emite, imediatamente, uma ocorrência via e-mail ou telefone ao responsável legal. Em casos de reincidências ou de problemas disciplinares graves, independentemente de ter sido retirado de sala, o aluno poderá ser suspenso das aulas por um período que será determinado pelo coordenador. Cabe ressaltar que não haverá reposição de aula para os casos de ausência do estudante devido a sanções disciplinares. Se o responsável desejar, o aluno poderá ficar estudando nas instalações do colégio, mas sem o direito de assistir às aulas. O aluno que pedir, em caso de urgência, para falar com a Orientação Educacional ou se atrasar para a aula por essa mesma situação deverá retornar para a classe acompanhado pela orientadora.

Obras Literárias

A leitura é um dos mais importantes instrumentos na educação. No Arena, nós valorizamos a literatura como uma fonte de enriquecimento cultural, de vocabulário e de interpretação do mundo, por meio da leitura de outras visões, culturas e credos.

Nós selecionamos 16 obras literárias por ano para o 1º e 2º ano, entre escritores nacionais e estrangeiros. São obras consagradas mundialmente, leitura obrigatória para entender os movimentos literários e as grandes mudanças pelas quais a sociedade vem passando nos últimos séculos.

Veja a lista de obras literárias para 2019:

Livros indicados para o 1° ano

Horários de aula

1° e 2° anos

30 aulas pela manhã.
Segunda a Sexta-feira, de 07h às 12h50.

4 aulas de contraturno obrigatórias.
Quartas-feiras, de 14h00 às 17h40.

Provas:
Sextas-feiras, de 14h30 às 18h30. (ou até as 19h30, quando houver prova de redação).

3° ano

36 aulas pela manhã.
Segunda a Sábado, de 07h às 12h50.

5 aulas de contraturno obrigatórias.
Terças e Quintas-feiras, de 18h às 20h30.

Provas:
Sábados, de 14h30 às 18h30. (ou até as 19h30, quando houver prova de redação).

Composição de notas

1º e 2º ano – duas provas:

Prova 1: dissertativa.Prova 2: objetiva, no modelo Enem.

Simulados SAEP

Para os 1º e 2º anos, são realizados quatro simulados anuais e, para o 3º ano, cinco simulados anuais.

Cálculo das médias – 1º e 2º ano

Média bimestral da frente (por professor): (Prova 1 (10,0) + Prova 2 (10,0) / 2 ) + (Prova simulado (1,5))

Provas substitutivas

São avaliações aplicadas apenas aos estudantes que faltarem às provas bimestrais. Para a realização da prova substitutiva, é necessário fazer uma requisição na Secretaria até três dias antes da data da nova avaliação.

Provas de recuperação

São avaliações aplicadas apenas aos alunos que não conseguirem nota igual ou superior a 6,0 na média bimestral de cada frente de disciplina.