Colégio Arena
Ensino Médio: 62 3920 3250
Enem Vestibulares: 62 3088 7878

Notícias e Comunicados do Arena

Comunicado: período de aulas não presenciais estendido até 30 de abril

04/04/2020 · Por Assessoria de Comunicação

Caros alunos e responsáveis, 

Como vocês bem sabem, o Arena tem se movimentado, tem se reinventado como instituição escolar desde o início desta crise sem precedentes pela qual toda a humanidade tem passado. Por mais óbvio que pareça, é preciso afirmar e reafirmar que a escola também é vítima do atual cenário, que impõe limites à atuação de todos nós, profissionais das mais diversas áreas. Ainda assim, a escola tem se desdobrado para continuar oferecendo aos alunos aulas digitais, com os mesmos professores que os acompanham em aulas presenciais e com a mesma qualidade de exposição do conteúdo. Nesse sentido, o Colégio e Curso Arena têm oferecido integralmente, em formato digital on-line, serviços do dia a dia da escola. 

O isolamento social, a despeito dos prejuízos econômicos e à saúde mental e emocional de muitas pessoas, é a única forma de evitar uma tragédia maior do que esta que já nos abateu, ceifando vidas em todo o país. Como, de acordo com os órgãos de saúde responsáveis, o quadro tende a piorar nas próximas semanas, o Conselho Estadual de Educação decidiu ontem pela extensão do período de aulas não presenciais até dia 30 de abril de 2020. Nesse sentido, não é demais reforçar que, segundo decreto da Presidência da República, Nota técnica do Ministério da Justiça, Decreto do Ministério da Educação e do próprio Conselho de Educação do estado de Goiás, aulas em formato digital valem como horas-aula e dias letivos. 

Com um número de aulas muito maior que o mínimo exigido pela legislação, o Arena já cumpriria as 800 horas de aula anuais com muita facilidade, já que nossas turmas de 1º e 2º anos têm 1500 horas anuais, enquanto os 3ºs anos têm 1900, além de projetos, análises literárias e outras atividades como preparação para olimpíadas. Essa questão de ordem legal, portanto, não é relevante para nós. Nossa principal preocupação: manter a qualidade da formação de nossos alunos neste período de incertezas; manter a segurança sanitária para todos; continuar cuidando da preparação e do emocional de nossos alunos e mantendo serviços às famílias. 

Neste momento, o que temos garantido a nossos alunos:                                    

  1. Estamos estudando formas de diminuir o impacto das decisões de então na formação deles;
  2. Pensando-se em processos seletivos (alunos de 3º ano e pré-vestibular) nenhum deles está em desvantagem competitiva com outros em qualquer lugar do país, já que ninguém está tendo aulas presenciais.
  3. Quem aproveitar melhor este formato desenvolvido agora voltará às aulas presenciais muito melhor. 

Nesse sentido, o que a Escola, que se reinventou nesses últimos dias, investindo das mais variadas formas na criação de um colégio virtual, tem oferecido:

  • De 30 a 42 aulas on-line por semana, todas gravadas por cada um de nossos professores;
  • Plantão de dúvidas virtual;
  • Plataforma Arena Play, com todas as aulas “on demand”;
  • Entrega redação pela plataforma do Google Formulários, com correção detalhada personalizada;
  • Atendimento de alunos com a coordenação e direção em tempo real em grupos de whatsapp;
  • Aulas ao vivo com temáticas que dialogam com o atual momento;
  • Simulados regulares, com correção.

Sobre avaliações, vamos aguardar as recomendações do Conselho Estadual de Educação, o que provavelmente ocorrerá até o final do mês. De qualquer modo, a escola está sensível às adaptações indispensáveis em calendários de provas e no modo como elas serão aplicadas. 

Sobre período de férias, igualmente dependemos das decisões dos órgãos responsáveis. Temos por certo, contudo, que a escola e as famílias serão obrigadas a replanejar seus calendários, já que estamos nos preparando para um mês de julho com aulas normais, o que provavelmente se confirmará em breve. 

O mais importante agora: cuidar de nós mesmos e dos outros, como temos procurado fazer; continuar estudando; continuar nos adaptando; entender que essa situação é indesejável para todos. Ao mesmo tempo, contudo, essa é uma situação que nos permite nos aproximar mais dos familiares. Permite-nos olhar mais para nossas necessidades as mais variadas, como para as nossas relações. Cuidar dos nossos filhos, cuidar dos nossos pais... essas são algumas das prioridades deste momento... e da vida. 

Por fim, pedimos encarecidamente aos pais e responsáveis que continuem nos ajudando a diminuir a ansiedade dos nossos jovens, ajudando-os a manter uma rotina de estudos, apoiando-os nesse sentido, cobrando o acompanhamento das aulas on-line e tarefas pedidas pelos professores.

Atenciosamente,

A Direção.