Proposta Pedagógica

"Nossa opção é pelo equilíbrio: respeitar os discentes, sem confundir orientação com opressão; exigência com pressão desmedida; autoridade com autoritarismo. O resultado: alunos acolhidos, preparados cognitiva e emocionalmente para a vida em comunidade e para a aprovação nas mais variadas provas."

Mais que um slogan, “Arena, Ensino Forte e Humanizado”, lançamos dois compromissos: primeiramente, com a necessidade de competitividade em mundo cada vez mais voraz pela concorrência; segundo, com os Quatro Pilares da Educação da Unesco (“Aprender a conhecer”, “aprender a fazer”, “aprender a viver juntos” e “aprender a ser”) . Este último compromisso indicia nossa obrigação de transmitir, de fato, de forma maciça e eficaz, cada vez mais saberes e saber-fazer evolutivos, adaptados à civilização cognitiva, pois são as bases da competência do futuro.

Aquele, o primeiro compromisso, ratifica nossa preocupação em preparar jovens para provas dos mais variados e concorridos vestibulares e para o ENEM. Assim, o que faremos é a opção pelo equilíbrio: respeitar os discentes, sem confundir orientação com opressão; exigência com pressão desmedida; autoridade com autoritarismo. O resultado: alunos acolhidos, preparados cognitiva e emocionalmente para a vida em comunidade e para a aprovação nas mais variadas provas.

A Educação Física e o espaço adequado para a prática de esportes

Para nós do Arena Ensino Médio, exercícios físicos com a orientação adequada são parte da formação cidadã. Por esse motivo, temos uma quadra poliesportiva que é referência entre as escolas do Setor Bueno.

Veja a galeria de fotos do Arena Esportes e laboratórios

As mudanças necessárias - projetos inovadores

Fazer o trivial, acreditando em um didatismo antigo, reducionista, já não funciona há muito tempo: não apenas para a formação cidadã, como também para provas como a do Enem, que exigem cada vez mais reflexões sobre o cotidiano das comunidades e o uso de preceitos científicos no dia a dia. Por esse motivo, nós do Arena, em permanente diálogo com nosso parceiro Poliedro, quem mais aprova em Medicina e outros cursos concorridos em grandes faculdades do país, implementamos uma série de projetos relevantes para os alunos, como os laboratórios de ciências, as olimpíadas de diversas disciplinas, viagens internacionais orientadas, revitalização de nascente por meio da ONG, trabalho de campo em agronegócio. entre outras atividades. Veja ao lado os projetos desenvolvidos.

Projetos Extra-curriculares

• Arena: Europe Discovery
  • Ciência Política
  • Concursos de Redações