Notícias e
Comunicados

Retorno às atividades presenciais: expectativas, perspectivas e cenários

06/11/2020

Srs. Pais, Responsáveis, Professores, Alunos e toda Comunidade Escolar,

Não há necessidade de relembrar toda a imprevisibilidade deste ano completamente atípico e de todas as consequências que ele tem trazido para nós todos, alunos, professores, pais, comunidade escolar, enfim. É preciso, contudo, ratificar que, a despeito dos problemas que não estão sob nosso controle, muito temos feito para dirimi-los, o que se converteu num esforço homérico da escola, dos pais, dos nossos alunos, a fim de adaptarem-se ao ensino remoto. Merecemos, todos nós, mais que afagos pelos desafios vencidos; merecemos a sensação de que fizemos o que foi possível, e seguimos... Comemoramos o fato de o processo ensino-aprendizagem ter se dado de forma a atender o necessário para o crescimento de nossos discentes, tal como reconhecemos a necessidade de recuperar a sociabilização e determinados conteúdos quando da volta ao ensino presencial. 

Por isso, todos os alunos de 1º e 2º anos do Arena passarão por um período de retomada e aprofundamento de conteúdos do ano letivo 2020 no início do ano letivo 2021, o que chamaremos de “RETORNO DE CONTEÚDO”, com aulas e avaliações voltadas para a manutenção dos pré-requisitos para o aprendizado do seguinte ano. Nesse sentido, é importantíssimo ressaltar que os livros deste ano letivo serão usados no próximo ano, com aulas extras para a garantia de aprendizado de todo o conteúdo. Ainda que esse planejamento conforte a muitas famílias, há uma expectativa com a volta ao presencial já agora em 2020, a despeito de estarmos no final do ano letivo. A expectativa maior, como confirmamos em pesquisa feitas com os alunos há 3 semanas, é dos alunos de terceiro ano e pré-vestibular, dada a proximidade de provas de vestibulares e do ENEM. Ainda assim, a maioria desses tem especial interesse em estudar nas bibliotecas no período da tarde-noite e na realização de simulados presenciais, como forma de treinar para os processos seletivos. Isto é: grande parte de nossos alunos prefere terminar este ano letivo mantendo-se as aulas remotas, acessando os conteúdos com a qualidade que eles têm sido transmitidos, mas têm uma clara necessidade de vivenciar outras atividades presenciais na escola. 

Independentemente de um ou outro reclame, de uma ou outra expectativa e demanda, estamos aqui mais uma vez para escutar a comunidade escolar. Como sabemos, o ano de 2020 tem sido atípico e difícil para toda a sociedade. A preocupação com a saúde da população tem sido uma constante nas famílias brasileiras e em todo o mundo, o que se converteu em suspensão às aulas presenciais em março deste ano. Por inúmeras vezes, tivemos a esperança do retorno presencial, mas os meses foram passando e não foi possível voltar à nossa normalidade escolar. Contudo, em 4 de novembro, foi divulgada uma nota técnica da Secretaria de Saúde do Estado de Goiás autorizando o retorno às aulas presenciais, desde que sejam obedecidos uma série de critérios técnicos (constantes do “Protocolo de Retorno às atividades presenciais” no link https://www.colegioarena.com.br/arquivos/protocolo-de-retorno.pdf). A nota defende que a volta deve ser de forma gradual, não obrigatória, permitindo uma ocupação de somente trinta por cento da capacidade da escola. O estabelecimento da forma de retomada fica a cargo de cada instituição de ensino. Nesse sentido, é fundamental ressaltar que as atividades remotas serão mantidas até o último dia de aulas, ainda que atividades presenciais voltem. É fundamental ressaltar, no entanto, que há ainda um imbróglio jurídico para o retorno, uma vez que, apesar da recomendação do COE, muitos especialistas têm defendido que há necessidade de revogação do decreto estadual que suspendeu as atividades presenciais. Estamos, evidentemente, acompanhando esse processo e dialogando com todos os seus atores. 

Levando em consideração toda essa situação e as condições vivenciadas, após rigorosa análise, decidimos, portanto, saber quais famílias se interessam pela volta de aulas presenciais neste momento, a fim de planejarmos o processo a partir de alguns modelos possíveis, a depender do número de alunos. É importantíssimo, desde já, que as famílias saibam que o retorno não se dará com aulas regulares todos os dias; pelo contrário, é provável que a frequência presencial seja bem baixa neste ano, dada autorização para ocupação de apenas 30% da escola. Além disso, é igualmente muito importante ratificar que já estamos preparando a volta a atividades no período vespertino, tais como abertura das bibliotecas, realização de simulados presenciais, realização de redação cronometrada, orientação para estudo, entre outras. Tais atividades seguirão as normas e critérios divulgados por nós após esta pesquisa.

Dessa forma, iniciaremos um retorno seguro, sem prejuízos para a conclusão dos nossos conteúdos e, também, já começando a programar a retomada plena para o ano letivo de 2021. Ainda assim, precisamos saber quais famílias se interessariam por pontuais aulas presenciais agora, assim que as questões legais ainda pendentes sejam solucionadas. 

Atenciosamente, a direção. 

Por favor, clique no botão a seguir e responda a pesquisa até segunda-feira, 09/11, às 18h.  

https://link.colegioarena.com.br/retornopresencial


· ·

Colégio Arena. Direitos reservados.

Colégio Arena

Unidade Ensino Médio
Rua T-54, esq. com Av. T-3, Setor Bueno
62 3920 3250

Unidade Enem Vestibulares
Av C-235, n° 93, Qd 538, Lt 5, Jardim América
62 3088 7878