Notícias e Comunicados do Arena

Comunicado de Final de Ano

23/12/2020 · Por Diretoria do Colégio Arena

SOBRE AGRADECIMENTOS, CONFIANÇA, RECUPERAÇÃO DE CONTEÚDOS DA PANDEMIA, USO DE MATERIAL DIDÁTICO 2020 E 2021, CALENDÁRIO, INÍCIO DE AULAS E CRENÇA NO PRESENTE E NO FUTURO.

AGRADECIMENTOS

Não, o ano não ocorreu como desejávamos. Metas foram suspensas. Projetos foram replanejados. Sonhos foram adiados. E, ainda assim, sonhamos. Porque, a despeito de todas as dificuldades, estamos terminando o ano. Pra olhar pra frente. Pra continuar acreditando. E só acreditamos porque vencemos, juntos, os desafios deste ano atípico, inesperado, estranho. Por isso, antes de tudo, queremos agradecer a cada um de vocês, que costumamos chamar de “comunidade escolar”, mas gostaríamos (se isso fosse possível) agradecer individual, pessoalmente, com nomes que nos constroem: obrigado(a), Ana, Carlos, Cláudio, Antônio, Isabel, Daniel, Elisa, Fernando, Gabriela, Heitor, Juliana, Luciano, Marcela, Otávio, Paula, Rafael, Suzana... e todos os demais cujos nomes não cabem aqui, porque o Arena são todos os nomes, todas as pessoas.

Muito, muito obrigado por acreditar nas nossas ideias, nas nossas ações. Como nós agradecemos a resignação, a resiliência, a força, as ideias e crença de cada um dos nossos professores, dos nossos pais, dos nossos alunos, dos nossos colaboradores...

GRAU DE CONTENTAMENTO E CONFIANÇA

Comemoramos o altíssimo grau de contentamento das famílias com nossa capacidade de reinvenção. Mas comemoramos, em especial, a crença no Arena, independentemente da “normalidade” à nossa volta. Porque a escola é sempre escola. E temos feito educação, de uma forma E de outra. Por isso, os nossos alunos continuarão convivendo com os colegas (mais proximamente, cada vez mais). Estamos, dessa forma, comemorando a confiança no Arena, no Novo Ensino Médio que estamos iniciando, na transmissão de conteúdos equilibrada com humanização, nossa marca maior, e na recuperação de conteúdos deste ano tão atípico em um plano que preparamos para o início de 2021.

RECUPERAÇÃO DE CONTEÚDOS E USO DO MATERIAL DIDÁTICO

Como forma de diminuir os prejuízos decorrentes deste ano pouco presencial, recuperaremos conteúdos de 2020 nos meses de janeiro e fevereiro do próximo ano, com um plano estruturado de uso dos materiais didáticos deste ano. O uso já se deu de forma responsável e robusta, mas podemos fazer mais, mesmo porque acreditamos no poder de rabiscar um livro, fazer anotações, comentários, exercícios... usamos ao máximo os livros em formato digital, o P+ e todos os outros recursos tecnológicos disponibilizados pelos materiais do Poliedro.  Mais que isso, contratamos a plataforma Geekie, que permitiu às famílias acompanharem o rendimento diário de seus filhos, com controle de tarefas e rendimento pedagógico geral, serviço que será feito pela própria plataforma Poliedro a partir do próximo ano e já incluído na compra do material didático 2021.

Por tudo isso, orientem seus filhos a guardarem o material com cuidado, a fim de que seja usado no período de revisão de conteúdos, potencializado com Avaliações Diagnósticas ao longo de janeiro e fevereiro.

CALENDÁRIO E INÍCIO DAS AULAS

O nosso calendário já está disponível no nosso site. Períodos de revisão de 2020, avaliações diagnósticas, início das provas e data de início das aulas (25 de janeiro para 1º e 2º anos; 01º de fevereiro para 3º ano), eventos já definidos, dentre outras informações estão lá.

Começaremos, muito provavelmente, no regime híbrido, como estamos encerrando este ano letivo. Em breve, disponibilizaremos a todas as famílias uma pesquisa para indicação de escolha do híbrido ou manutenção exclusivamente no sistema remoto até a regularização do nosso cenário sanitário-social.

Por enquanto, continuamos aqui reforçando protocolos (que até agora deram toda a segurança possível a toda a nossa comunidade escolar), torcendo para que ele seja cada vez menos necessário.

ACOLHER AS DORES E CRER NO PRESENTE E NO FUTURO

Por fim, sofremos aqui com as famílias que perderam entes queridos. Com relação à perda de convivência e à postergação de desejos e sonhos, continuamos nos adaptando. E crendo que o próximo ano se fará melhor, muito melhor, renascido em esperança, como este período de Natal e Ano Novo nos fazem crer. Acreditemos. Juntos. Sempre.

Boas festas a todos e a todas.

Um grande abraço
Equipe Arena, forte, inovador e humanizado!!