Proposta
Pedagógica

Mais que um slogan, “Arena, Ensino Forte e Humanizado”, lançamos dois compromissos: primeiramente, com a necessidade de competitividade em mundo cada vez mais voraz pela concorrência; segundo, com os Quatro Pilares da Educação da Unesco (“Aprender a conhecer”, “aprender a fazer”, “aprender a viver juntos” e “aprender a ser”) . Este último compromisso indicia nossa obrigação de transmitir, de fato, de forma maciça e eficaz, cada vez mais saberes e saber-fazer evolutivos, adaptados à civilização cognitiva, pois são as bases da competência do futuro.

Aquele, o primeiro compromisso, ratifica nossa preocupação em preparar jovens para provas dos mais variados e concorridos vestibulares e para o ENEM.

Nossa opção é pelo equilíbrio: respeitar os discentes, sem confundir orientação com opressão; exigência com pressão desmedida; autoridade com autoritarismo. O resultado: alunos acolhidos, preparados cognitiva e emocionalmente para a vida em comunidade e para a aprovação nas mais variadas provas.

As mudanças necessárias - e os itinerários formativos

Fazer o trivial, acreditando em um didatismo antigo, reducionista, já não funciona há muito tempo: não apenas para a formação cidadã, como também para provas como a do Enem, que exigem cada vez mais reflexões sobre o cotidiano das comunidades e o uso de preceitos científicos no dia a dia. Por esse motivo, nós do Arena, em permanente diálogo com nosso parceiro Poliedro, quem mais aprova em Medicina e outros cursos concorridos em grandes faculdades do país, implementamos uma série de projetos relevantes para os alunos, conhecidos como itinerários formativos, dentro da proposta do Novo Ensino Médio, como os laboratórios de ciências, as olimpíadas de diversas disciplinas, viagens internacionais orientadas, imersão em ambientes do agronegócio, entre outras atividades.

A Educação Física e o espaço adequado para a prática de esportes

Para nós do Arena Ensino Médio, exercícios físicos com a orientação adequada são parte da formação cidadã. Por esse motivo, temos uma quadra poliesportiva que é referência em Goiânia e que recebe, além do JOGAR - Jogos Internos do Arena, eventos esportivos e pedagógicos do colégio.